A AEITA-CE promoveu a ligação entre duas grandes instituições nacionais: a Petrobras e o ITA. O encontro ocorreu em Fortaleza (CE) nos dias 18 e 19 de janeiro e contou com as presenças do ex-reitor do ITA, Anderson Correia, e do atual reitor, Guilherme Lorenzi (T82), além de várias gerências da Petrobras: Energias Renováveis, Centro de Pesquisas da Petrobras – CENPES e Universidade Petrobras – UP.
Os encontros ocorreram em parceria com o Governo do Estado do Ceará, na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior – SECITECE, cortesia da secretária Sandra Nunes e com a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ceará, liderada pelo secretário Salmito Filho.
Além dos iteanos da AEITA-CE, esteve presente o presidente da AEITA, Alex Pereira (T04).
Parcerias
A iniciativa foi bastante produtiva e evidenciou como ITA e Petrobras podem evoluir em parcerias de ensino e pesquisa em Energias Renováveis para o nascente Campus de Fortaleza.
Os reitores do ITA demonstraram a grande ênfase em ensino de Engenharia de Energias Renováveis que haverá no Ceará. Os gerentes da Petrobras mostraram, da mesma forma, a intenção de continuar produzindo óleo e gás com menor produção de CO2, captura de CO2, descarbonização, biocombustíveis e transição energética.
A Petrobras explicou como já estão previstas cifras bilionárias para acelerar projetos de baixo carbono.
A sinergia entre as instituições, apoiadas pelo Estado do Ceará, é rapidamente percebida.
Com a Universidade Petrobras-UP e o ITA, já se falou na construção de uma Pós-Graduação em Energias Renováveis, programa que poderá ser oferecido pelo ITA. Assim, o programa servirá para treinamento dos funcionários da Petrobras, havendo eventual compartilhamento de professores entre ITA e Petrobras.
Como contrapartida, a Petrobras poderia exercer o papel de financiar laboratórios de pesquisa e ensino no Campus de Fortaleza do ITA.
Criação de valor
Todos os presentes perceberam como futuras parcerias criarão bastante valor para as partes. A Petrobras já tem parcerias com o Campus de São José dos Campos do ITA, de forma que as conversas realizadas facilitarão a criação das parcerias com o ITA em Fortaleza.
Igor Pires (T12), Diretor da AEITA-CE, celebra a formação precoce de uma tripla-hélice em Engenharia de Energias Renováveis:
- Estado do Ceará
- Academia: ITA
- Empresa/Indústria: PETROBRAS
“Como a Embraer foi criada a partir de uma grande parceria entre Estado Brasileiro, ITA e indústrias privadas para criar produtos revolucionários para o país, o ITA em Fortaleza, tão rapidamente, atraindo a vontade da maior empresa do Brasil (Petrobras), num timing excelente para a transição energética, já nasce com a vocação de revolucionar em energias renováveis.”, explica Igor Pires. “Atrair a Petrobras para o “ITA das Energias” será bastante estratégico, uma grande conquista”.
Encontro ITA-PETROBRAS-SECITECE-AEITA 19/01
Para comentar, você precisa solicitar autorização aos recursos exclusivos
Caso ainda não tenha feito, preencha aqui sua solicitação de acesso. Se você já estiver cadastrado no nosso banco de dados, o processo de autorização é automatizado.