Projeto é aprovado na LIF e ProAC ICMS

Pessoas físicas e jurídicas poderão destinar seus impostos para livro e exposição sobre uma das mais importantes instituições brasileiras de ensino e pesquisa

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e a Associação dos Engenheiros do ITA (AEITA) lançaram este ano o projeto ITA 70 Anos. A iniciativa pretende compartilhar com a comunidade iteana e toda a sociedade brasileira as memórias da escola e as perspectivas de futuro, por meio do lançamento de um livro e da montagem de uma exposição, ao longo de 2020, ano do 70º aniversário do Instituto.

O projeto do livro acaba de ser aprovado na LIF (Lei de Incentivo Fiscal à Cultura de SJC), possibilitando a pessoas físicas e jurídicas a participação na viabilização do projeto, destinando, ainda este ano, até 100% do IPTU. No caso de empresas, há ainda a possibilidade de destinação de até 100% do ISS devido.

A exposição também pretende ser produzida utilizando recursos provenientes de lei de incentivo. O evento, carro-chefe do projeto ITA 70 Anos, foi aprovado no ProAC ICMS, lei estadual de incentivo à cultura que permite às empresas destinarem até 3% do ICMS devido.

Essas políticas públicas para fomento à cultura permitem que as pessoas e as empresas escolham onde uma parte de seus impostos serão investidos, em benefício de projetos de relevância para a sociedade.

Projeto ITA 70 Anos

Como parte da fase inicial do projeto, a AEITA realizou, em 2018, a organização e catalogação de parte do acervo de fotografias, documentos, correspondências e objetos históricos do ITA. O material será utilizado como subsídio para a produção de um livro de mesa e a montagem de uma exposição no hall do Auditório Lacaz Netto, no ITA.

Ao todo, foram catalogadas cerca de 4 mil fotos, 2 mil plantas de projetos de alunos e professores e 20 mil documentos, entre correspondências, relatórios, e informativos para a comunidade iteana. Também foram organizados objetos, como placas, medalhas e material escolar (réguas, jogos de testes psicológicos), além de livros e outras publicações.

Todo este material será exposto no ano que vem, com o intuito de, além de contar a trajetória do ITA, propor uma reflexão sobre o futuro da instituição. A exposição “Asas para que te quero” poderá ser acessada gratuitamente por toda a população e o livro homônimo será disponibilizado, também de forma gratuita, para instituições culturais e de ensino, com versão digital que poderá ser acessada no site do projeto.

Associação parceira

Em 2019, a Associação dos Engenheiros do ITA – AEITA está completando 65 anos de atividades. “Nessas mais de seis décadas, temos atuado em diversas frentes de apoio ao ITA, com o objetivo de preservar a sua memória e de contribuir para que a escola se mantenha sempre à frente de seu tempo, como uma instituição de excelência”, afirmou Marcelo Dias Ferreira, presidente da Associação. “O projeto ITA 70 Anos é, sem dúvida, a mais ousada dessas iniciativas. Um legado que a comunidade iteana deixará, com muito orgulho, às futuras gerações”.

Mais informações: ita70anos@aeita.com.br / www.aeita.com.br/ita70anos