AEITA submete projeto à LIF para exposição e livro comemorativos dos 70 anos do ITA

No dia 31 de janeiro, a Associação dos Engenheiros do ITA (AEITA) submeteu à Lei de Incentivo Fiscal de São José dos Campos (LIF) dois projetos alusivos às comemorações dos 70 anos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que acontecem em 2020: a produção de um livro e a montagem de uma exposição. A LIF, executada pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, prevê a destinação, por pessoas físicas e jurídicas, de até 100% do IPTU e/ou do ISS devido a projetos artísticos e culturais.

O projeto do livro “Asas para que te quero” tem como espinha dorsal uma linha do tempo ilustrada, de 1950 aos dias de hoje. A publicação contará com fotografias de época, reproduções de documentos, de plantas e de objetos, principalmente do rico acervo histórico da instituição, material que foi catalogado e reorganizado pela AEITA com o objetivo de atender a demandas da própria comunidade iteana.

Concebido como um “coffee table book”, o livro privilegiará as imagens, que serão contextualizadas por meio de legendas, pequenos blocos de textos, gráficos, grandes datas e números trabalhados em tipografia diferenciada e outros recursos de edição que possam contribuir para situar os principais, os memoráveis e os mais emocionantes momentos dos 70 anos do ITA.

O projeto da exposição de mesmo nome se soma a outras ações propostas para a efeméride e dialoga com o livro comemorativo. O objetivo central é o resgate da memória do ITA, dos antigos iteanos, e o estabelecimento de um vínculo entre estes e as turmas atuais e mais recentes, com seus novos sonhos. Como pano de fundo inspirador para o projeto, o mote do historiador grego Heródoto (século V a.C.): “pensar o passado para compreender o presente e idealizar o futuro”. Não à toa, o título ‘Asas para que te quero’ remete não só às tradições de origem da escola, sua vocação aeronáutica, mas indica uma preocupação com os novos tempos, as novas disciplinas.

A divulgação dos projetos aprovados pela LIF está prevista para 29 de março.

Veja como apoiar