AEITA-CE participa de workshop Petrobras sobre transição energética

AEITA-CE participa de workshop Petrobras sobre transição energética

A AEITA-CE, regional cearense da Associação dos Engenheiros do ITA, esteve presente no Workshop PETROBRAS sobre capacitação em transição energética, realizado no dia 29/2 no Rio de Janeiro, na Gerência Geral PETROBRAS (Universidade PETROBRAS – UP). A UP realiza, entre outras atividades, a formação da mão-de-obra de empregados próprios da empresa.

O enfoque foi a capacitação interna e da sociedade em transição energética: cursos de extensão, pós-graduação, mestrado, doutorado, e laboratórios especializados. O diálogo aberto entre os participantes e a ANP sobre o uso de verbas de Pesquisa e Desenvolvimento também foi abordado, promovendo uma discussão rica e construtiva.

O convite partiu da PETROBRAS, que trouxe grandes instituições de ensino brasileiras para buscar maneiras de melhor se conectar à academia nacional nos temas ligados a energias renováveis, transição energética e descarbonização.

Na ausência de uma comitiva formal do ITA, a AEITA-CE foi convidada a participar como ouvinte do Workshop e, em seguida, comunicar e relatar o encontro à Comissão de Implantação do Curso de Engenharia de Energias Renováveis.

No dia 4/3, o Diretor da AEITA-CE Igor Pires (T12), empregado da PETROBRAS, reuniu-se com o Professor Elisan dos Santos Magalhães, que lidera a implantação do curso de Engenharia de Energias Renováveis, que terá início em Fortaleza em 2027.

Haverá ainda uma reunião ponte para apresentar formalmente os gerentes da Universidade PETROBRAS ao Professor do ITA nos próximos dias, a fim de estreitar peremptoriamente os laços entre UP PETROBRAS e Universidade PETROBRAS.

Os dirigentes da UP estiveram no Ceará a convite da AEITA-CE em janeiro, conforme já publicado pela AEITA.

Segundo o gerente da PETROBRAS Márcio Faria, “o encerramento do evento não foi apenas um adeus, mas um “até logo” para um futuro colaborativo. Estamos na vanguarda para construir um ecossistema acadêmico robusto, focado em transição energética justa, com a participação ativa da nossa Universidade Petrobras.”

O Campus ITA-Fortaleza (Campus ITA-FZ) já nasce com a perspectiva de possuir um parceiro de peso desde a sua concepção.

 

Voltar para as notícias